Notícias
Médicos recebem capacitação em atividades pré-congresso

Evento organizado pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul teve cursos ao longo desta quarta-feira (14/05), e abertura oficial ocorre nesta quinta-feira (15/05), às 8h.


Com atividades divididas nas áreas de Puericultura, Pediatria do comportamento, Reanimação neonatal, Nutrologia, Trauma, Fala - Linguagem e aprendizagem, e Nefrologia ocorreram ao longo desta quarta-feira (14/05) cursos de qualificação profissional. As aulas foram realizadas na PUCRS.

O coordenador da área de Puericultura, Erico Faustini, falou da importância de discutir com pediatras padrões de atendimento mínimo no primeiro ano de vida.

- O retorno é muito grande, temos pessoas de vários estados do Brasil e interior do Rio Grande do Sul. Todos com foco na área da atenção básica e consultório, atendendo crianças basicamente na puericultura e, por isso, uma atividade como essa é muito produtiva - disse.

O médico salientou que hoje o tema que mais exige atenção tem sido a obesidade infantil, fenômeno que pode estar muito relacionado ao trabalho preventivo desenvolvido na Puericultura.

- É um processo contínuo que se faz necessário para acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança. A partir desse processo é importante tentar detectar anormalidades para intervenção precoce - completou.

Um dos objetivos do curso foi também mostrar a ideia de que o atendimento ao recém-nascido precisa ser feito por um profissional capacitado. A prática diminui de forma considerável a morbidade e mortalidade, especialmente por asfixia perinatal, segundo o coordenador do curso, Marcelo Porto.

- Através do curso são passados normas e padrões preconizadas internacionalmente que se mostraram como a melhor prática. Lamentamos que nem sempre as instituições de saúde estão preparadas para reanimação em recém-nascido, e isso é injustificável. As instituições têm obrigação de estarem preparadas. Estamos em um nível de conhecimento que traz obrigação moral de dar a melhor assistência na sala de parto ao recém-nascido. Ou se faz bem feito, ou não se faz - alertou.

A programação também abordou a preocupação com a alimentação de gestantes e de bebês. A membro do comitê de nutrologia da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Elza Daniel de Mello, ressaltou que a má alimentação no primeiro ano de vida do bebê pode fazer uma marcação genética, e a partir daí é criada a predisposição para obesidade.

- A carga proteica que está sendo ingerida no primeiro ano de vida é um fator de risco para obesidade infantil. O uso adequado de alimentação e aleitamento materno previne em torno de 17% a obesidade infantil. Por isso os primeiros mil dias são importantes para a criança se manter saudável, evitando muitas doenças quando adulto - explicou.

O VII Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria ocorre entre os dias 15 a 17 de maio no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre. Como uma das principais atrações na sexta-feira (16/05), o Congresso contará com a conferencista Anna Nowak-Wegrzyn (EUA), que vai abordar o tema sobre a Epidemia da Alergia. A programação completa pode ser conferida em www.gauchopediatria.com.br.

Redação e fotos: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa

 

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br