Notícias
Palestra alerta para crise na saúde privada e os impactos na pediatria

Assunto foi abordado em palestra promovida pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul


Os impactos da nova realidade social e econômica na medicina foram tema de palestra promovida pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul na noite de quinta-feira (08/05). Elevada demanda de trabalho e baixa remuneração estão entre as principais preocupações e o cenário acende um sinal de alerta, especialmente para a categoria de médicos pediatras que é uma das que sofre com a maior carência do número de profissionais atuando. O assunto foi trazido pelo superintendente executivo do Hospital Moinhos de Vento e membro do Conselho de Administração da Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP), Fernando Andreatta Torelly.

- Essa situação é ruim para os pacientes porque o mercado quer consumir e muitas vezes não está sendo buscada a segunda opinião do médico. Atingimos o pleno emprego e todos que eram das classes C e D vieram para o mercado e naturalmente adquiriram planos de saúde empresarial, sobrecarregando o sistema. Todos devem ser atendidos, mas não devemos nunca baixar a qualidade no atendimento - explicou.

O contexto atual, segundo o palestrante, trouxe uma absurda situação na qual ninguém está satisfeito.

- O médico reclama que ganha pouco, o hospital que tem custos elevados, e o plano de saúde que tem elevada sinistralidade - completou.

A palestra "Saúde está mudando. Qual o papel dos pediatras e especialistas pediátricos nesta mudança?" foi realizada no auditório da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul. Fernando Andreatta Torelly possui graduação em ciências econômicas, pós-graduação em administração de recursos humanos e mestrado em administração de empresas.

 

Redação e foto: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br