Notícias
Imunização contra o HPV nas escolas públicas e privadas

O Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde iniciará, em março de 2014, campanha de vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), visando reduzir a incidência da infecção, responsável por 95% dos casos de câncer de cólo do útero. A faixa etária – entre 11 a 13 anos – atende o objetivo de proteger as meninas antes do início da vida sexual, com máxima eficácia.
 

O pediatra Benjamin Roitman, chefe da Equipe de Vigilância das Doenças Transmissíveis da Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre, salienta pontos importantes da campanha:

– O HPV tem vários subtipos que podem causar desde verrugas na pele ou mucosa até câncer do colo de útero. Sua transmissão é predominantemente sexual, e a camisinha não é totalmente segura para proteger contra a infecção.

– Estima-se que 75% das mulheres com atividade sexual entrarão em contato com o vírus, e cerca de 25% serão infectadas pelo HPV.

– Atualmente o câncer de colo de útero é um dos que mais acometem as mulheres brasileiras.

– Existem duas vacinas no mercado, uma protege contra os dois sorotipos responsáveis pelo câncer de colo uterino e outra que protege contra quatro sorotipos, além dos dois que causam câncer, dois que são responsáveis pelas verrugas. Esta vacina – chamada de quadrivalente – será oferecida pelo Ministério da Saúde a partir de março/2014 para todas as meninas que terão entre 11 e 13 anos em 2014.

– A Secretaria da Saúde, em parceria com a da Educação, fará ampla mobilização junto às escolas públicas e privadas para vacinar o grupo alvo. Os pais e responsáveis serão esclarecidos sobre esta importante ação de saúde pública para que todas as meninas sejam imunizadas.

– A faixa etária atende o objetivo de proteger as meninas antes do início da vida sexual, com máxima eficácia.

– O esquema é o de 3 doses: 0, 6 meses e cinco anos após a primeira dose. Via intramuscular.

 

A introdução desta vacina coloca o Brasil dentre os países do mundo com um esquema vacinal público dos mais completos. Também atende aos objetivos defendidos na Constituição e no Estatuto da Criança e do Adolescente, de proteger e oferecer o melhor em relação à saúde para esta faixa etária.

 

 

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br