Notícias
Homenagem ao passado pensando no futuro

 

Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul homenageia sócios que completaram 70 anos em 2013

A aposentadoria compulsória acontece na medicina aos 70 anos. Mesmo tendo esta obrigação isso não significa que médicos deixem de participar ativamente das atividades relacionadas às suas especialidades. Em homenagem ao trabalho realizado pelo desenvolvimento da medicina pediátrica, a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul entregou, na quinta-feira, 5 de dezembro, uma placa de reconhecimento aos médicos nascidos em 1943 jubilando-os perante os colegas.

Para a presidente da entidade, Patrícia Miranda do Lago, a homenagem, que acontece desde 2012, é a maneira de valorizar o trabalho de sócios que durante muito tempo ajudaram não só a sociedade a crescer, mas a especialidade em si.

- Nossa ideia é resgatar a história da sociedade e prestar homenagem às pessoas que fizeram parte dela. A entidade não teria a grandeza de atualmente sem essas pessoas - reitera.

Para o ex-presidente da entidade entre 2004 e 2007, Mauro Silva de Athayde Bohrer, é uma felicidade receber a homenagem, pois uma das metas da Sociedade sempre foi a valorização do profissional.

- Uma homenagem destas significa o reconhecimento da entidade pelos que contribuíram para que ela seja o que é hoje na defesa da qualificação profissional, valorização e, principalmente, na defesa da figura do pediatra - afirma.

A presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul explica que, mesmo com a aposentadoria compulsória, a imagem destes médicos não pode cair no esquecimento. Tanto é verdade que apesar de serem obrigados a deixar seus trabalhos em clínicas e na academia, todos podem continuar participando das atividades da SPRS.

- Os homenageados são a entidade e foram importantes na formação das gerações. Na nossa diretoria buscamos mesclar os que a recém acabaram a residência com os mais experientes. Para nós não faz diferença a aposentadoria compulsória que nós achamos muito pesado. Eles continuam sendo nossos colegas e podem participar livremente - explica a presidente.

Outro homenageado foi Mario Ciro Leyser, atual membro do Comitê de Pediatria Ambulatorial e Aleitamento Materno, associado desde 1971 quando terminou o período de residência. Ele conta que quando se formou a medicina era artesanal e as emergências sucateadas. Ele afirma que, assim como outros médicos homenageados, viu a evolução no atendimento pediátrico e, junto da sociedade, fez o possível para colaborar com o que podia.

- Em 1971, um prematuro de menos de 1 kg não tinha chance de sobreviver. Hoje, com a tecnologia, ele sobrevive muito bem. Nós que temos cerca de 40 anos de profissão vivenciamos toda a transformação da medicina, por isso, receber esta homenagem é muito gratificante - ressalta emocionado.

A homenagem aos jubilados reconhece a trajetória da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul e de seus sócios, mas também planeja o futuro. O evento, que reúne médicos e suas famílias nas dependências da entidade, incentiva novas gerações a seguir os passos dos mais velhos reconhecendo o papel dos pais na história da pediatria gaúcha.

 

PlayPress Assessoria de Imprensa

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br