Notícias
Médicos discutem novas formas de diagnosticar e tratar problemas gastrointestinais em bebês

Maior causa das consultas pediátricas no mundo e maior desafio das mães, os problemas ligados a gastroenterologia foram tema de congresso realizado em São Paulo, entre os dias 8 e 10 de março. O objetivo foi discutir com pediatras e mães problemas de intolerância gastrointestinal dos bebês.

Uma das novidades foi uma ferramenta que ajuda o médico pediatra a manejar os sintomas e encontrar as melhores opções quando as dúvidas das mães se direcionam para área de alimentação e que, em muitos casos, são conteúdos menos conhecidos dos pediatras.

O trabalho foi apresentado pelo médico pediatra, gastroenterologista e nutrólogo, Hugo da Costa Ribeiro. Professor associado do departamento da Universidade Federal da Bahia e Coordenador do centro de pesquisa de Fima Lifshitz Instituto de Doenças Nutricionais da Infância da Universidade Federal da Bahia ele foi o único brasileiro no grupo de 8 médicos que elaborou o projeto, ao lado de médicos da Bélgica, México, Colômbia, Cingapura, Estados Unidos, Venezuela e Guatemala.

- Se a criança não se alimentar adequadamente poderá ter seu crescimento normal comprometido. A preocupação é com a criança que não cresce e não ganha peso e muitos outros aspectos funcionais acabam sendo comprometidos no desenvolvimento - afirmou.

O evento organizado pela Abbott Brasil contou com a presença de mais de 250 médicos de todo o Brasil e América Latina. O material didático publicado na Revista Nutrition, batizado de GPS Summit, foi desenvolvido para os médicos e elaborado através de associações com informações atualizadas sobre doenças e que permite um direcionamento de tratamentos possíveis.

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br