Notícias
Pediatras cobram que fiscalização para qualidade de berços seja efetiva

A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul recebeu de forma otimista a obrigatoriedade do Selo do Inmetro em berços, mas ressalta que a medida só será positiva para a sociedade se houver uma fiscalização rígida. A medida foi colocada em prática desde o início do ano para garantir a segurança de bebês e crianças, uma vez que o órgão aplicou o teste de qualidade em 11 marcas nacionais, sendo que 100% das amostras apresentaram defeito.

- Antes havia muitos berços com variações de tamanho e espaçamento entre as grades, possibilitando a passagem da cabeça da criança, acarretando em risco de enforcamento. Também há a questão da falta resistência, ou seja, a criança pulava e o berço desmontava. A obrigatoriedade do Selo é uma boa notícia, mas é preciso que haja uma rígida fiscalização para que as normas de segurança sejam obedecidas - afirma o vice-presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Marcelo Pavese Porto.

Além da presença do Selo, outros cuidados devem ser observados pelos pais. Deve ser verificado se as bordas ou partes salientes do produto são arredondadas ou chanfradas e isentas de rebarbas e arestas. Uma vez dentro do berço, a criança não pode conseguir levantar a base do colchão.

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br