Notícias
Médicos pediatras do Rio Grande do Sul apoiam mudanças no plano de prevenção à Gripe A

O anúncio de medidas para tornar mais eficiente o combate à Gripe A foi bem recebido pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul. A entidade, porém, ressalta que a política do Governo Federal, mesmo com o aumento na faixa etária das crianças, continuará sendo mais restritiva que as sociedades medicas orientam.

A proposta aprovada enviada ao Governo foi de ampliação da idade máxima das crianças beneficiadas pela vacina gratuita de dois para cinco anos. Porém, a recomendação de entidades como a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM) é de vacinas para todas as crianças acima de 6 meses, e não só para aquelas que têm até 5 anos.

O projeto para evitar as mortes registradas neste ano, também inclui a antecipação da vacina em um mês, o que é apoiado pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul.

- Iniciar precocemente a campanha em março, ou no máximo inicio de abril, é importantíssimo, pois o vírus começa a circular cedo e não apenas em junho e julho - explica o responsável pelo Comitê de Infectologia da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Fabrizio Motta,

Em reunião nesta quinta-feira (22/11), em Brasília, representantes dos três estados do Sul do país entregaram o plano de ação reivindicando mais atenção do Ministério da Saúde ao tema. O documento foi entregue ao chefe da Vigilância em Saúde do MS, Jarbas Barbosa, pelos secretários Ciro Simoni, do Rio Grande do Sul, e Michele Caputo, do Paraná. O secretário da Saúde de Santa Catarina, Dalmo Claro de Oliveira, não participou do encontro, mas também assinou o ofício.

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br