Notícias
Dias quentes do verão exigem maior cautela com a saúde de crianças e adolescentes


Com as altas temperaturas típicas do verão, a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) alerta para os riscos que o calor excessivo pode trazer às crianças e adolescentes, como desidratação e insolação. A atenção redobrada dos pais e cuidadores durante os dias mais quentes é essencial para garantir a saúde e o bem-estar dos pequenos. A hidratação frequente, o uso de roupas leves e frescas, e a criação de ambientes ventilados são medidas indispensáveis para prevenir complicações.

“A desidratação pode ser silenciosa e seus primeiros sinais incluem boca seca, urina escura ou em menor quantidade, irritabilidade e cansaço extremo. Em casos mais graves, pode haver olhos fundos e ausência de lágrimas ao chorar. Ao identificar esses sintomas, os pais devem oferecer líquidos de maneira gradual e frequente e buscar orientação médica se os sinais persistirem”, explica o 2º vice-presidente da SPRS, Leandro Meirelles Nunes.

Além da hidratação constante com água, especialmente em dias de atividades físicas ou exposição ao sol, a SPRS recomenda evitar refrigerantes e sucos artificiais como substitutos. Crianças devem ser incentivadas a beber água regularmente, mesmo que não relatem sede. Outras medidas importantes incluem proteger a pele com roupas leves e chapéus, evitar exposição direta ao sol entre 10h e 16h, e oferecer frutas ricas em água, como melancia e laranja, que ajudam na hidratação natural.

Redação: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa
Foto: Freepik

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br