Notícias
Plano visa erradicar a Meningite no Brasil


O Ministério da Saúde está elaborando um plano nacional para derrotar as meningites até 2030 que deverá estar finalizado em outubro de 2024.

A conclusão das diretrizes e atividades propostas no plano foi debatida em um workshop realizado nos dias 19 e 20 de agosto, em Brasília, com a presença de diferentes secretarias do Ministério da Saúde e especialistas da OPAS e da OMS. A equipe também visitou unidades básicas de saúde e de pronto atendimento em São Paulo e no Distrito Federal.

O plano propõe ações articuladas e integradas ao Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil, cobrindo cinco pilares essenciais: prevenção e controle de epidemias; diagnóstico e tratamento; vigilância epidemiológica; apoio e assistência para as pessoas afetadas, e comunicação e compromisso.

A meningite é uma doença grave, que deixa sequelas. Uma em cada cinco pessoas infectadas fica com uma deficiência permanente, o que impacta gravemente o bem-estar das famílias afetadas.

O Brasil oferece no SUS sete vacinas contra 4 bactérias que causam a doença (meningococo - A, C, W e Y; pneumococo, Haemophilus influenzae tipo B e o bacilo da tuberculose). A expectativa de erradicação da Meningite no Brasil é um alento para a classe médica e para a população, e conta com o apoio da SPRS.
 

Você pode obter mais informações sobre a doença nos links:

SBP - Perguntas e Respostas sobre Vacinas

OPAS - Brasil estrutura Plano Nacional para derrotar Meningites até 2030

 

 

 

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br