A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul trará à tona a preocupante questão dos disruptores endócrinos durante o XVI Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria, que acontecerá de 4 a 6 de abril no Centro de Convenções Barra Shopping em Porto Alegre. A miniconferência sobre o tema terá início às 11h30min do primeiro dia de programação e contará com especialistas discutindo os impactos dessas substâncias na saúde infantil.
Os disruptores endócrinos são uma preocupação crescente devido aos seus potenciais efeitos negativos na saúde das crianças e adolescentes. Trata-se de substâncias químicas presentes em diversos produtos do nosso cotidiano, como alimentos, plásticos, produtos de limpeza e cosméticos, que interferem no funcionamento do sistema endócrino humano. Essas substâncias podem imitar ou bloquear a ação dos hormônios naturais do corpo, interferindo em processos biológicos regulados pelo sistema endócrino, como o crescimento, desenvolvimento, reprodução e metabolismo.
Um exemplo comum de disruptor endócrino são os ftalatos, encontrados em plásticos, produtos de higiene pessoal e cosméticos. Os ftalatos podem interferir no sistema endócrino ao imitar o hormônio estrogênio, afetando o desenvolvimento sexual e reprodutivo, além de estar associados a distúrbios como obesidade, diabete e câncer de mama.
Para mais informações sobre o congresso e a participação, acesse o site www.gauchopediatria.com.br
Redação: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa
Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br