Notícias
Encontro em Caxias do Sul debate redução da mortalidade infantil e doenças em recém nascidos

Os debates, com o intuito de difundir o conhecimento sobre a neonatologia no interior o estado, reúnem 230 profissionais da saúde no Personal Royal Hotel, em Caxias do Sul. O tradicional evento é realizado há 18 anos pelo Comitê de Neonatologia da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, se revezando entre os municípios gaúchos que possuem faculdade de medicina.

- Não se trata de um encontro político. Não viemos aqui falar sobre a falta de leitos nos hospitais. São encontros científicos, de capacitação profissional, que visam justamente aperfeiçoar a qualidade do exercício da medicina. Os pediatras gaúchos estão fazendo a parte que lhes cabe para melhorar a saúde - considera o coordenador da 18ª Jornada Sul-Rio-Grandense de Neonatologia, Breno Fauth de Araújo.

A XVIII Jornada Sul-Rio-Grandense de Neonatologia iniciou na última quinta-feira (30) e vai até sábado (1º/09). Um dos destaques do evento foi a presença da médica neonatologista e infectologista, professora na Unicamp, Roseli Calil,que dissertou sobre estratégias para redução da mortalidade infantil e cumprimento da meta do milênio. No dia 31 de agosto, foram abordados diversos temas relacionados a nutrição, infecções, neurologia, asfixia, entre outros.

- Considero este evento extremamente importante, já que lutamos diariamente para que a mortalidade infantil caia um dígito. Este encontro contempla a atualização e qualificação dos médicos, mas, além disso, cumpre com uma ação de cunho social - aponta a pediatra Rita de Cássia Silveira.

O perfil dos debates divide-se em pequenas palestras e mesas-redondas, com duração máxima de 30 minutos. A intenção é manter o poder de síntese, contemplando os tópicos mais relevantes, além de promover o dinamismo entre os assuntos e a fluência do aprendizado.

A neonatologia é a especialização da pediatria destinada aos cuidados dos recém-nascidos. Com muita tecnologia e conhecimento, estes profissionais são os responsáveis pela sobrevivência de bebês prematuros, que podem pesar até menos de 500 gramas. Trata-se de uma área de atuação que exige atualização e capacitação constante. Simultaneamente à Jornada de Neonatologia, acontece o II Encontro Sul-Rio-Grandense de Enfermagem Neonatal.

- Trazer as enfermeiras para se especializarem é muito importante, pois um médico não atua sozinho na UTI. Elas têm um papel fundamental no atendimento dos pacientes - resume Breno.

A programação é integrada e prossegue no sábado a partir das 8h30min. Entre os temas que serão abordados ao longo do dia está a aula promovida pela médica Roseli Cali falando sobre "Estratégias para a prevenção da infecção relacionada à assistência em neonatologia". Além disso, serão discutidos temas como: Infecção por estrepto B, Enterocolite necrosante, Atendimento ao RNMBP no RS: experiência da RGN e a Epidemia do crack e consequências neonatais. O encerramento será ao meio dia. Outras informações do evento podem ser conferidas no site https://www.sprs.com.br/jornadaneo.

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br