Notícias
Médicos do RS questionam demora em disponibilizar vacinas contra a Gripe A

A ocorrência dos primeiros óbitos em razão da Gripe A (H1N1) é motivo de preocupação entre médicos gaúchos. Novamente, o Brasil não conseguiu atingir a níveis adequados de cobertura em determinados grupos de risco, como as crianças. Segundo o médico membro dos comitês de Infectologia e de Cuidados Primários da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Juarez Cunha, a demora em iniciar a campanha nacional pode ser uma das causas da grande ocorrência de casos e óbitos em decorrência da doença. De acordo com especialistas, o ideal seria que a imunização começasse em março, mas iniciou em maio, em razão da falta de vacinas. O alerta da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul será lançado nesta quinta-feira, às 16h, durante o V Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria.

- Esta situação muito nos preocupa. Em 2011, começamos a ter estas ocorrências de gripe na mesma época do ano. Se pudéssemos ter realizado a vacina na população de maior risco, com certeza teríamos um número menor de óbitos - considera Cunha.

A situação chama a atenção, pois a vacina que foi disponibilizada pela rede pública até o dia 13 de junho, está acabando também nas redes privadas. Mesmo assim, a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul informa que se os pais encontrarem a possibilidade de imunizar seus filhos, ainda há tempo. O período para atingir o índice de proteção de 90% demora 30 dias. Sendo assim, se a criança recebe a dose agora, estará protegida em agosto, o que não é ideal, mas pode ser o fator determinante para salvar uma vida.

Os pediatras não são otimistas quanto ao atual quadro gripal. Segundo a experiência dos médicos, julho poderá ser um mês ainda pior, em que se apresentarão mais casos de óbito por Gripe A no estado.

- O que mais chama atenção, é que esses casos representam apenas uma pequena faixa de contaminação. A maioria das pessoas não é diagnosticada com a doença e apresentam uma evolução benigna. Então, temos certeza de que há uma grande quantidade de casos de H1N1 acontecendo - conclui Juarez.

O V Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria iniciou na última quinta-feira (28) e vai até sábado (30), no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre.

A programação do evento continua com aulas a partir das 8h deste sábado (30). Além dos debates durante a manhã sobre neonatologia, está prevista conferência sobre atualização na investigação de retardo do crescimento. Entram em discussão ainda assuntos como endocrinologia e oncologia pediátrica. A sessão de encerramento do evento está prevista para as 15h45.

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br