Notícias
Início de congresso conta com mais de mil pediatras em busca da qualificação da saúde

Mais de mil médicos pediatras estão reunidos no V Congresso Gaúcho de Atualização de Pediatria, que promove a qualificação profissional da saúde rio-grandense até o dia 30 de junho. A sessão solene de abertura foi realizada na manhã desta quinta-feira, no Centro de Eventos da PUCRS. A programação científica do primeiro dia de evento abordará conferências e mesas redondas sobre imunizações, infecções, prevenções e enfrentamento de doenças.

- Nosso estado tem a característica de contar com a participação da excelência em palestrantes nacionais e internacionais. Nossos convidados são pessoas de reconhecido saber e formadoras de opinião. Trata-se de um momento de aprimoramento científico, mas também social. Acreditamos que isso é um fator importante para nosso sucesso maior a cada edição do evento - aponta a presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Patrícia Miranda do Lago.

A presidente ainda considera que o caminho para a valorização da profissão encontra-se na absorção de novos conhecimentos, em busca da promoção da qualidade e excelência no exercício diário da medicina pediátrica.

- A gestão atual da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul acredita que a valorização do pediatra passa pela qualificação profissional. Estamos felizes, pois conseguimos atingir ao pediatra de todo o estado. Além disso, a cada ano mais pediatras de fora do estado tem participado do congresso gaúcho - conclui Patrícia.

Importantes autoridades responsáveis pela saúde pública estiveram presentes durante o primeiro dia do evento. Segundo o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, o Rio Grande do Sul é um dos estados com menor índice de mortalidade infantil do país.

- Este ano, nossa expectativa é que ocorra a redução deste número para abaixo dos 10%. A Sociedade de Pediatria do estado é uma entidade que se preocupa em promover encontros que oportunizam a atualização do conhecimento científico, para tornar possível um atendimento de maior qualidade para as crianças gaúchas - considera o secretário.

A constante diminuição de especialistas em pediatria preocupa o secretário-adjunto da Secretaria Municipal da Saúde, Jorge Osório. De acordo com a autoridade, fatores como a transformação demográfica brasileira, avanços e subespecialidades da medicina são os responsáveis pela redução desta faixa. Atualmente, apenas 8% dos médicos optam por se responsabilizar pela saúde das crianças.

- Um evento como esse sempre é imprescindível pela importância do próprio pediatra. O percentual de especialistas na saúde infantil vem diminuindo ano a ano. A função deste tipo de médico é fundamental. É só perguntar para qualquer pai, mãe ou criança sobre a importância deste profissional nas horas mais difíceis. O pediatra deve ser muito valorizado - ressalta Osório.

A cerimônia de abertura teve início às 8h. Em seguida foi realizada mini conferência com o tema "A Nova Agenda do Pediatra". Ainda durante a manhã, foram realizadas conferências sobre o combate a doenças crônicas não transmissíveis pelo Ministério da Saúde, prevenção de bronquiolite e imunizações.

À tarde serão abordados temas como antibióticos para vias áreas superiores, rinossinusites e infecções respiratórias em crianças. Ainda será abordado o tema da sexualidade na adolescência. Não ficarão de fora temas clássicos como tuberculose, coqueluche e sífilis congênita.

A programação do evento segue ao longo desta sexta-feira com temas ligados a nutrologia, pneumologia, ambulatório e gastroenterologia. O V Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria acontece até o dia 30 de junho no Centro de Eventos da PUC-RS, em Porto Alegre. O evento é realizado pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul. Simultaneamente acontece o III Simpósio Sul-Americano de Pediatria.

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br