A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), em nota técnica, alerta para o aumento de casos de intoxicação por produtos de limpeza desde o início da pandemia de COVID-19, tanto em adultos (aumento de 23%), como em crianças e adolescentes (6%), em relação aos dados de 2019.
Contribuem para isso o recolhimento no domicílio devido ao isolamento social, e também a frequente limpeza e desinfecção de objetos e superfícies, duas ações necessárias para reduzir a transmissão do novo coronavírus.
Diante desta realidade, a ANVISA sugere regras para o uso responsável dos produtos de limpeza com o objetivo de limitar o risco de contaminação de adultos, crianças e adolescentes, conforme abaixo:
a) Manter os produtos de limpeza fora do alcance de crianças e animais, pois podem atrair a atenção principalmente de crianças pequenas, entre 1 e 5 anos de idade, e causar acidentes graves.
b) Evitar o armazenamento desses produtos em recipientes diferentes e não etiquetados.
c) Supervisionar as crianças, não permitindo que acessem ambientes aonde tais produtos são armazenados.
d) Não deixar detergentes e produtos de limpeza em geral debaixo da pia ou em chão de banheiro.
e) Ler e seguir as instruções descritas no rótulo dos produtos.
f) Evitar a mistura de produtos químicos.
g) Garantir ventilação adequada quando for manusear o produto.
h) Inutilizar embalagens vazias dos produtos, pois elas sempre ficam com resíduos (restos). Jogar fora as embalagens vazias, de preferência em sistema de coleta seletiva (separadas de outros lixos).
i) Em caso de emergências toxicológicas, não provocar vômito, e ter sempre disponível o número 0800-722-6001 do Centro de Intoxicações (CIATox).
Leia a Nota Técnica da ANVISA na íntegra clicando aqui.
Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br