Notícias
Neuroblastoma: o que é isso?

HSPV Câncer Infantil SPRS O neuroblastoma, tumor sólido extracraniano mais comum em crianças, é o tema do 11° fascículo do projeto de educação continuada “Atenção, pode ser câncer!”, desenvolvido pelo Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Passo Fundo.

O neuroblastoma é uma neoplasia maligna derivada de células com origem na crista neural do embrião. É a neoplasia mais frequentemente diagnosticada no período neonatal, e sua prevalência, nos EUA, é de aproximadamente 1 caso para cada 7.000 nascimentos vivos.

O documento aborda definição, causas, manifestações clínicas, conduta na suspeita e o tratamento dos neuroblastomas. A autoria do texto é de Mariana Michalowski, Professora do Departamento de Pediatria da UFRGS, e médica do Serviço de Oncologia Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

O projeto “Atenção, pode ser câncer!” tem como objetivo estimular a detecção precoce das neoplasias, fator determinante no sucesso do tratamento. A iniciativa conta com o apoio do Comitê de Onco-hematologia Pediátrica da SPRS e do Grupo Regional de Estudos em Leucemias e Hemopatias da Infância.

Leia o 11° fascículo clicando aqui.
Leia o 10° fascículo clicando aqui.
Leia o 9° fascículo  clicando aqui.
Leia o 8° fascículo  clicando aqui.
Leia o 7° fascículo  clicando aqui.
Leia o 6° fascículo  clicando aqui.
Leia o 5° fascículo  clicando aqui.
Leia o 4° fascículo  clicando aqui.
Leia o 3° fascículo  clicando aqui.
Leia o 2° fascículo  clicando aqui.
Leia o 1° fascículo  clicando aqui.

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br