Notícias
Entenda as fases do desenvolvimento da linguagem e fala do bebê


As primeiras palavras de um bebê são sempre recheadas de alegria. No entanto, até que esse momento chegue, muitas vezes há uma angústia e preocupação. Um conceito importante é compreender que a fala é apenas uma parte da comunicação, uma vez que a criança se comunica desde os primeiros momentos de sua vida através do choro, do olhar e, depois, com vocalizações.

- Os pais devem ficar atentos para alguns marcos do desenvolvimento da fala que acontecem. Por volta de um ano, a criança pode já falar “mama e papa” se dirigindo aos pais, mas o limite para ter alguma palavra inteligível é até os 18 meses de idade. A partir desta idade ela deve ser avaliada decorrente deste atraso - explica o responsável pelo Comitê de Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), Renato Santos Coelho.

O número de palavras que são pronunciadas aparece em alguns de livros que tratam sobre o assunto, mas a recomendação do médico é não se ater a este dado de forma tão precisa, e sim prestar atenção no desejo que a criança expressa para se comunicar, onde a fala vem de forma expressiva, e também como ela compreende o que se fala para ela.

- O estímulo mais importante está em casa mesmo, com os pais e os irmãos falando com o bebê. É importante que olhem para ele, perguntem e expliquem o que vai ser feito. Não permitam que as tecnologias modernas, como aquelas que usam as telas substituam esta função tão nobre dada a nós pais. Não se deve transferir, isto é, terceirizar este papel para os “desenhos” que não interagem com os seus telespectadores, que são os bebês – completa Renato.

Além disso, é importante lembrar que as crianças são diferentes e desenvolvem essas habilidades em momentos distintos. Sempre que houver uma suspeita de algum problema, o médico pediatra e um fonoaudiólogo devem ser procurados.

Redação: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br