Notícias
Manuseio do recém-nascido exige cuidado e delicadeza


O controle da firmeza na região do pescoço é um processo natural no desenvolvimento do bebê e exige atenção dos pais e familiares ao manusearem o recém-nascido. A orientação mais importante é que todos precisam sustentar a cabeça e o pescoço com a palma da mão sempre que o tirar do berço ou o carregar no colo. O motivo para isso é que os músculos do bebê recém-nascido não são fortes o suficiente para dar firmeza na cabeça.

SPRS RN

- Os pais devem fazer o suporte da cabeça do bebê com suas mãos, de forma a apoiar a região cervical, principalmente ao pegar o bebê com a intenção de levantá-lo ou tirá-lo da posição deitada. Por volta dos dois ou três meses de idade, a musculatura começa a ficar mais firme. O bebê que ao passar dos três meses continua com o “pescoço” muito mole, isto é, a região cervical está hipotônica, e com isto o bebê acaba por não conseguir fazer este suporte por si mesmo, deve ser avaliado de forma a buscar uma possível causa e independente disto, iniciar uma intervenção de estimulação motora adequada – explica o responsável pelo Comitê de Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), Renato Santos Coelho.

Geralmente ao final do primeiro mês de vida, o bebê consegue erguer um pouco a cabeça e olhar para os lados quando deitado de bruços. De três a quatro meses, há uma evolução e o bebê consegue manter o corpo um pouco erguido com firmeza. A partir dos cinco ou seis meses, ele consegue manter a cabeça levantada sem dificuldade. As fases seguintes permitirão que ele role, sente e engatinhe.

Redação e foto: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br