Notícias
Depressão em adolescentes preocupa cada vez mais médicos


Cada vez mais preocupante e frequente no meio médico, nos âmbitos familiar e social, a depressão entre adolescentes se mostra, essencialmente, com mudanças comportamentais. Na avaliação da médica da Sociedade de Pediatria, Lilian Day Hagel, é preciso dar-se conta de que os quadros depressivos são doenças que aparecem na adolescência, assim como outras enfermidades, como a asma, a obesidade ou a acne.

– A depressão é multifatorial. Existe uma pré-disposição genética, com associação de fatores individuais, ambientais e sociais. Cada vez mais a sociedade está em um processo de dificuldade em lidar com a frustração, que está relacionada com a depressão. Todos querem um prazer imediato, e uma resposta imediata para tudo, e, quando isso não acontece, vem a frustração – explica.

Uma orientação importante é que os pais ou outros familiares precisam estar disponíveis para ouvir e conversar com os filhos. Muitas vezes o adolescente consegue se expressar, mas não é levado a sério.
Depressão Setembro Amarelo SPRS

– Desqualificar uma queixa é muito grave. Não basta a família se dizer amiga de um adolescente. É preciso se dispor, ter energia e abordar questões comuns do dia a dia. Não é fácil encontrar o equilíbrio em tudo, mas ele é fundamental. É importante que o adolescente tenha um foco, um plano, estude, durma bem, pratique exercícios, alimentação variável e hidratação com água. Evitar drogas é fundamental, porque elas, em um primeiro momento satisfazem, mas depois criam um outro grave problema e piora muito a depressão – completa.

O médico pediatra e hebiatra cumpre importante papel na avaliação de mudanças físicas e comportamentais, como perda ou aumento de peso, solidão e tristeza, que servem de alerta. A partir disso, a integração com profissionais da área da saúde mental é fundamental para diagnóstico e tratamento.
 

Redação: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br