Notícias
Cuidados multidisciplinares são destaque em Jornada de Neonatologia na região central do estado


Com o objetivo de qualificar e integrar profissionais da especialidade, foi realizada mais uma edição da Jornada Sul-Rio-Grandense de Neonatologia. O evento ocorre anualmente nas cidades pólos de Universidades do RS, atraindo pediatras, neonatologistas e outras especialidades que tenham relação com a área.

- O auditório sempre lotado e os retornos recebidos atestaram o sucesso da Jornada de Neonatologia. Nesta edição do encontro foram abordados temas relevantes e muito atuais para um atendimento de qualidade ao recém-nascido normal ou de risco, tanto na UTI Neonatal e Alojamento Conjunto, quanto no consultório após a alta hospitalar. Profissionais de enfermagem, fonoaudiologia, nutrição e fisioterapia estiveram presentes, pois a assistência ao recém-nascido é sempre multidisciplinar – afirmou o presidente do Comitê de Neonatologia da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), Ilson Enk.

XXII Jornada Sul-Rio-Grandense de Neonatologia, SPRS, 2018

A cerimônia de abertura incluiu a apresentação do Coral ILLUMINA, de Santa Maria, formado por crianças e adolescentes, que encantou todos os presentes, em momento de grande emoção. A conferência inicial tratou do Aporte precoce de proteínas e a prevenção da obesidade futura.

A XXII Jornada Sul-Rio-Grandense de Neonatologia e o VI Encontro Sul-Rio-Grandense de Enfermagem Neonatal aconteceram em Santa Maria, de 23 a 25 de agosto de 2018.

A programação ao longo da sexta-feira (24/08) abordou temas como Surfactante Pulmonar nos cuidados do recém-nascido prematuro, Leite materno e o uso de fórmulas em alojamento conjunto, Icterícia neonatal precoce, Resistência bacteriana e Desafios para a nutrição dos prematuros. Ainda, aulas sobre Distúrbios respiratórios, Morbidades e Testagens genéticas. A conferência sobre conhecimentos de Genética Médica para neonatologistas foi uma das inovações do evento científico.

No sábado (25/08), a grade contemplou cuidados multidisciplinares, infecção, encefalopatia hipoxico-isquêmica e hipotermia. De forma paralela, ocorreu conversa informal com especialistas sobre temas relevantes de enfermagem e fonoaudiologia na neonatologia, iniciativa também inédita da Jornada, festejada pelos participantes.

A Comissão Científica foi formada por Ilson Enk e Leandro Meirelles Nunes. A Comissão Científica Local teve como integrantes Jeferson Leonel Filippi de Oliveira e Marinez Josefina Casarotto de Oliveira.

XXII Jornada Sul-Rio-Grandense de Neonatologia SPRS 2018 Comissão

 

Jornada Sul-Rio-Grandense de Neonatologia SPRS 2018 Jornada Sul-Rio-Grandense de Neonatologia SPRS 2018

 
Redação: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo SPRS

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br