Notícias
Alimentação saudável e brincadeiras ao ar livre podem fazer bem

O sistema digestivo tem mais de mil tipos de bactérias próprias, que conhecemos como microbiota ou flora intestinal. Esse componente do nosso corpo piora na doença, e melhora na condição de boa saúde. O que é tema de debate, na atualidade, é a teoria de que há uma perda progressiva dessa microbiota. Isso vem aumentando de geração em geração ao longo dos últimos anos e o que se observa é não só a perda do número de bactérias pertencentes à microbiota não patogênica, mas também uma menor diversidade.

- As crianças estão menos expostas, e isso está por trás das alergias em geral e das alergias alimentares. Sabe-se que pelo menos 80% do risco das doenças crônicas não transmissíveis estão ligadas aos primeiros mil dias da criança e as condições de nascimento, alimentação, tipo de parto e leite materno. Por isso, esse período é tão importante – explica a pediatra e presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), Cristina Targa Ferreira.

Crianças Microbiota SPRS

A ação dos médicos pode dar-se de forma pontual e direta, por exemplo, com iniciativas que incentivem uma redução no número de partos do tipo cesárea, prescrevendo menos antibióticos e dando menos antiácidos, que comprovadamente diminuem a diversidade da microbiota. Além disso, a orientação aos pais é voltar às raízes do passado.

- Temos que aconselhar não tanta limpeza. Uma criança precisa ir até uma fazenda e colocar a mão no chão, nos animais, porque parece que a limpeza demais e a industrialização excessiva estão acabando com a microbiota – completa a médica Cristina.

Alimentos naturais, integrais e o mais próximo possível da natureza são aliados das bactérias saudáveis. Por outro lado, os industrializados e os famosos fast foods são aliados das bactérias consideradas nocivas. Ter uma alimentação saudável e rica em fibras é muito importante para manter a microbiota saudável.
 

Redação e foto: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br