Notícias
Teste do Pezinho: prazo ideal para coleta é entre o 3° e 5° dia de vida


O Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN) da SMS/PMPA divulgou Nota Técnica com orientações para as unidades de saúde e hospitais da capital quanto à coleta do Teste do Pezinho e encaminhamento para o Laboratório de Referência em Triagem Neonatal.

O SRTN é responsável pela triagem neonatal pública das crianças nascidas no Rio Grande do Sul, e está localizado no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), em Porto Alegre.

A Nota salienta que as orientações às mães para a coleta do Teste do Pezinho devem começar no pré-natal, e os objetivos primordiais são 100% de cobertura, o diagnóstico precoce e o acompanhamento e tratamento do indivíduo, quando indicado.

As crianças cujos testes realizados venham a apresentar suspeita de doença serão atendidas no ambulatório do SRTN, onde serão submetidas a diagnóstico confirmatório e acompanhamento ambulatorial, se necessário. Todos os casos suspeitos na triagem neonatal são encaminhados para o ambulatório do HMIPV e atendidos por uma equipe multiprofissional.

As doenças triadas na Rede de Saúde Pública do RS através do Teste do Pezinho são hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.

A Nota Técnica alerta, ainda, que o momento ideal para a coleta do Teste de todos os bebês é entre o 3º e o 5º dia de vida, evitando coletas tardias.

Leia na íntegra a Nota Técnica do Serviço de Referência em Triagem Neonatal / SMS/PMPA sobre o Teste do Pezinho clicando aqui.

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br