Notícias
Outono traz aumento dos problemas respiratórios em crianças


O começo do outono traz os primeiros dias frios do ano e, junto com a queda na temperatura, chegam as temidas doenças respiratórias. O pneumologista pediátrico da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), Paulo Márcio Condessa Pitrez, explica que os vírus respiratórios começam a circular nesta época do ano e é bem provável que a grande maioria das crianças tenha alguns sintomas, podendo ser moderados ou mais graves.

- É comum que as crianças peguem um resfriado ou uma gripe nesta época do ano. As campanhas de vacinação ainda não iniciaram, e o estado é um dos primeiros a sentir os efeitos do outono. As crianças circulam em ambientes propícios, como escolinhas e creches. Nestes locais, é difícil controlar a entrada do vírus, pois os pequenos usam os mesmos utensílios e brincam em conjunto. Não tem muito o que fazer, apenas cuidar para que, em casa, não tenha contato com pessoas doentes, como avós e tios – salienta.

O pneumologista alerta para que todas as crianças sejam vacinadas quando iniciar a campanha de imunização. Assim, evita-se que a gripe seja tão severa e ajuda a não propagar a gripe entre o público infantil.

- É importante diferenciar. O resfriado é mais leve, com sintomas como tosse e resfriado. Já a gripe traz dor intensa no corpo e calafrios, febre e risco de pneumonia. Nos casos em que a criança tiver sintomas de gripe, o ideal é que os pais a levem em um pediatra. A emergência pode ser usada em casos em que o filho não consegue respirar, por exemplo, ou quando a febre não passar mesmo após tomar um antitérmico – destaca.

Outros sintomas da gripe, segundo o pediatra, são a irritabilidade do bebê, criança que não para de chorar e prostração. Além disso, uma medida aconselhada é evitar levar o filho para a escolinha ou para creche quando estiver doente.
 

Redação: Mariana da Rosa
PlayPress Assessoria de Imprensa

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br