Notícias
Técnicas e novos procedimentos ajudam no atendimento ao recém-nascido

Jornada de Neonatologia 2017 SPRS


Novos procedimentos e técnicas auxiliam os médicos a tornar cada vez mais seguro o atendimento ao recém-nascido. Com abordagem em diversas áreas da especialidade, o evento promovido pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) destacou os avanços que a medicina tem conquistado tornando os procedimentos mais seguros a ajudando a amenizar os riscos no nascimento. Na primeira aula do dia, o tema foi o recém-nascido na sala de parto. O pediatra Eduardo Jaeger apresentou uma série de benefícios do clampeamento tardio do cordão umbilical. A prática varia de acordo com período gestacional do nascimento e podem colaborar com o aumento de hemoglobina e prevenção da anemia.

Jornada de Neonatologia 2017 SPRS

A pediatra Betânia Bohrer apresentou considerações éticas em Reanimação Neonatal do Prematuro extremo. Durante a abordagem, reforçou que a decisão de reanimar prematuros extremos, embora baseada em dados populacionais, deve ser individualizada e sempre compartilhada com os pais e instituição profissional.

- É importante sempre discutirmos qual a melhor conduta a ser adotada com os pacientes. Entre os fatores, é preciso considerar família, aspectos culturais, autonomia, aspectos médicos e beneficência. Nas medidas de conforto é preciso valorizar a vida e garantir uma morte digna. É preciso conforto físico, espiritual, emocional e social – afirmou.

A palestrante também reforçou cuidados com a infectologia neonatal. A sequência teve como pauta a doença da Membrana Hialina. Docente na Faculdade de Medicina da USP e com pós-doutorado na Universidade de Barcelona, na Espanha, a médica Walusa Ferri ressaltou as diferenças no acompanhamento da doença, que é uma das mais comuns na neonatologia, comparando o cenário europeu com o brasileiro.

Jornada de Neonatologia 2017 SPRS

O diagnóstico e prevenção da infecção relacionada à assistência em Neonatologia foi trazido pela pediatra Paula Elexina Cornelio, que destacou a evolução dos procedimentos no Brasil. A abordagem foi direcionada à sepse neonatal, infecção bacteriana invasiva que ocorre durante o período neonatal e é responsável por 92% dos óbitos entre 7 e 27 dias. Entre os cuidados que auxiliam na prevenção, estão higienização das mãos, cuidados com procedimentos invasivos, cuidados ambientais, controle de bactérias multirresistentes e adequação de materiais e equipamentos.

Durante a tarde, as palestras abordaram os cuidados com o prematuro extremo. O pediatra Paulo Nader falou sobre os cuidados com o transporte e chegada na UTI Neonatal, e a pediatra Silvana Nader trouxe informações sobre o manejo do stress na UTI Neonatal.

- É importante manter uma relação pessoal com o bebê. Chamar pelo nome, manter as mãos aquecidas e confortar o bebê com o toque comunicando o fim do procedimento – comentou Silvana.

Ao final, Walusa Ferri apresentou o tema da ventilação mecânica, e Leandro Nunes discorreu sobre aleitamento materno e nutrição na UTI Neonatal.

Jornada de Neonatologia 2017 SPRS

A XXI Jornada Sul-Rio-Grandense de Neonatologia e V Encontro Sul-Rio-Grandense de Enfermagem Neonatal ocorre até sábado (23/09) no Campus II da Universidade de Passo Fundo (UPF), na Rua Teixeira Soares, 817, Centro de Passo Fundo (RS).


Programação

Sábado (23/09)

09:00 Conferência: O seguimento do Prematuro no Consultório de Pediatria
Profilaxia do VSR, Imunizações, Avaliação do Crescimento e do Desenvolvimento – Dra. Rita de Cássia Silveira
Presidente: Dra. Caroline Roman Benedetti
Secretária: Dra. Bruna Maiara Ciechanowski Nogueira
Perguntas e Debate

10h00 Coffee break

10h30 Conferência: Icterícia neonatal – Conhecimento atual – Dr. Manuel Antonio Ruttkay Pereira
Presidente: Dra. Caroline Roman Benedetti
Secretária: Dra. Bruna Maiara Ciechanowski Nogueira
Perguntas e Debate

11h30 Conferência: Diagnóstico e tratamento da Encefalopatia anóxica
Encefalopatia hipóxico-isquêmica e Hipotermia terapêutica – Dr. Renato Soibelmann Procianoy
Presidente: Dra. Liege Mozzatto
Secretária: Dra. Jaqueline Maffezzolli da Luz
Perguntas e Debate

 

Redação e fotos: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br