Notícias
Abaixo-assinado pela atualização do cadastro nacional de crianças e adolescentes desaparecidos


O Conselho Federal de Medicina, com o apoio dos CRMs, CNBB, SBP e suas filiadas, entre outras instituições, está organizando um abaixo-assinado para garantir a atualização do Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos, medida que deve auxiliar na solução de inúmeros casos. A assinatura do documento pode ser feita através do link http://bit.ly/2qmMckW .

Crianças e adolescentes desaparecidos SPRS

Desde 2011, o CFM desenvolve, em conjunto com os CRMs, a divulgação junto aos médicos de recomendações para o reconhecimento de crianças e adolescentes desaparecidos. Anualmente são registrados 50 mil casos de desaparecimento de crianças e adolescentes no país, e muitas destas crianças, em algum momento, passam por consultórios médicos.

Há um percentual expressivo de crianças e adolescentes que não é encontrado. Indícios sugerem que esses meninos e meninas se tornam vítimas do trabalho escravo, da exploração sexual, do tráfico de órgãos e das adoções ilegais, entre outras formas de violação de direitos e de degradação do respeito à dignidade humana.

Implementado em 2010 pelo Ministério da Justiça, o Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos é falho e não vem contribuindo para a busca desses menores. Não há registro de nem 1% do total de desaparecidos anualmente, o que dificulta encontrar sua localização. A proposta também falha ao transferir a responsabilidade da inclusão no cadastro para os pais e os parentes das vítimas.

No último dia 25 de maio foi lembrado o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, data definida para alertar para este grave problema social que acomete muitos nações, em especial os países em desenvolvimento.

Fonte: Conselho Federal de Medicina/CFM.

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br