Notícias
Pediatras debatem a regionalização dos partos com o secretário da Saúde do RS


O secretário da Saúde do RS, João Gabbardo dos Reis, será recebido pela diretoria da Sociedade de Pediatria do RS (SPRS) na quinta-feira (25/05), a partir das 18h, para tratar do projeto de regionalização dos partos no estado. O encontro ocorre em meio ao X Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria, que acontece no Centro de Eventos da PUCRS.

O objetivo do secretário é apresentar aos médicos pediatras detalhes da proposta que está sendo construída pelo executivo estadual. A SPRS e os médicos querem ajudar a encontrar uma solução para o problema da falta de estrutura em cidades de pequeno porte, que não possuem condições adequadas para parto, em muitos casos não há a presença de médicos obstetras e pediatras plantonistas e tampouco UTI Neonatal.

Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde, anualmente, são realizados 140 mil partos no Rio Grande do Sul. Desses, 7.873 ocorrem em hospitais de pequeno porte, 60% deles realizados por convênio. Com isso, a expectativa é de que cerca de 3.398 partos do Sistema Único de Saúde (SUS) sejam transferidos para instituições regionais - o que equivale a nove partos por dia.

O X Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria ocorre entre os dias 25 e 27 de maio no Centro de Eventos da PUCRS. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.gauchopediatria.com.br.
 

Redação: Mariana da Rosa
Coordenação: Marcelo Matusiak

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br