Notícias
SPRS promove debate sobre doenças infecciosas no XVI Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria


A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) traz uma importante discussão para o XVI Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria, que acontecerá de 4 a 6 de abril no Centro de Convenções Barra Shopping, em Porto Alegre. No dia 5 de abril, a partir das 14h30min, será realizada a miniconferência "Doenças Infecciosas - Leishmaniose, Esporotricose e Leptospirose", abordando os riscos dessas enfermidades e as medidas preventivas essenciais para a saúde das crianças.
XIV Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria 2022 SPRS
Doenças infecciosas como leishmaniose, esporotricose e leptospirose são preocupações importantes em saúde pública, especialmente em áreas endêmicas. A leishmaniose, transmitida por picadas de mosquitos, pode levar a úlceras cutâneas graves e até mesmo afetar órgãos internos, representando um desafio no diagnóstico e tratamento. A esporotricose, causada por fungos presentes no solo, pode infectar a pele e os tecidos subcutâneos, sendo mais comum em pessoas que trabalham com jardinagem ou agricultura. Já a leptospirose, transmitida através da urina de animais infectados, pode causar sintomas semelhantes aos da gripe e evoluir para complicações graves, como insuficiência renal e hepática. É essencial estar ciente dos riscos dessas doenças, adotar medidas preventivas, como evitar contato com animais desconhecidos e manter a higiene pessoal e ambiental, e procurar assistência médica ao apresentar sintomas sugestivos, garantindo um diagnóstico precoce e um tratamento eficaz.

A mesa-redonda proporcionará informações valiosas sobre essas doenças, alertando para os sintomas, formas de contágio e tratamentos disponíveis. Além disso, especialistas estarão disponíveis para responder perguntas do público, promovendo um diálogo enriquecedor e esclarecedor.

"O cuidado com a saúde das crianças é uma prioridade e eventos como esse são fundamentais para educar pais e cuidadores sobre questões importantes de prevenção e tratamento", destaca o presidente do VI Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria, Marcelo Porto.

Para mais informações sobre o congresso e a participação, acesse o site www.gauchopediatria.com.br .

 

Redação: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa
 

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br