Notícias
SPRS reforça recomendação de vacinação frente à confirmação de caso importado de sarampo no estado


O paciente é um menino de 3 anos, procedente do Paquistão, que chegou ao município de Rio Grande em dezembro de 2023 sem ter sido vacinado. Exames realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do RS e pela Fiocruz, no Rio de Janeiro, confirmaram a infecção por sarampo.

Sarampo SPRS

O sarampo é uma doença altamente contagiosa que pode resultar em complicações sérias, especialmente em crianças e adultos não imunizados. A SPRS destaca que a vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) à população a partir de 1 ano até os 59 anos, seguindo o calendário nacional de vacinação. Profissionais de saúde devem receber duas doses, independentemente da idade. O esquema vacinal completo consiste em duas doses até os 29 anos e uma dose para adultos de 30 a 59 anos. Nas crianças, a vacinação deve ocorrer aos 12 e 15 meses

A SPRS enfatiza que a imunização em larga escala é crucial para alcançar a "imunidade de rebanho", reduzindo a circulação do vírus e protegendo aqueles que, por razões de saúde, não podem ser vacinados. A vacinação seletiva, em situações de bloqueio vacinal, é recomendada para todas as pessoas acima de 6 meses.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, a intensificação das ações de vacinação levou a cobertura de 91,9%, acima dos 88,5% de 2022 e da variação entre 79,8 e 91,2% de 2017 a 2021. A meta de cobertura vacinal recomendada pelo Ministério da Saúde é de 95% dos indivíduos vacinados.


Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, especialmente grave em menores de 5 anos, imunodeprimidos e desnutridos, e extremamente contagiosa, que infecta 9 de 10 suscetíveis após exposição ao vírus. É transmitida de forma direta, por meio de secreções nasofaríngeas ao tossir, espirrar ou falar. Um caso suspeito deve ficar em isolamento respiratório e fazer uso de máscara cirúrgica desde o momento da triagem nos serviços de saúde.O paciente é um menino de 3 anos, procedente do Paquistão, que chegou ao município de Rio Grande em dezembro de 2023 sem ter sido vacinado. Exames realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do RS e pela Fiocruz, no Rio de Janeiro, confirmaram a infecção por sarampo.


Redação: PlayPress Assessoria de Imprensa
 

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br