Notícias
Pediatras reforçam importância de pais manterem atualizadas vacinação de crianças e adolescentes


A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) reforça aos pais a necessidade de estarem atentos à nova fase da Campanha de Multivacinação, promovida pelo Ministério da Saúde, cujo objetivo é atualizar o calendário de vacinas para crianças e adolescentes até os 15 anos em todo o país. A iniciativa marca mais um passo no Movimento Nacional pela Vacinação, lançado pelo Governo Federal em fevereiro deste ano, com o intuito de revitalizar as taxas de cobertura vacinal no Brasil.
Dia D Vacinação 2023

“A vacinação é uma ferramenta vital para a prevenção de doenças e a proteção de nossa população mais jovem. Nós, da SPRS, apoiamos plenamente essa iniciativa e incentivamos os pais e responsáveis a aproveitarem esta oportunidade importante para recuperar as coberturas vacinais. Destacamos estratégias inovadoras, como o microplanejamento, que desempenha um papel fundamental. A diversidade de realidades entre estados e municípios requer abordagens adaptadas às peculiaridades locais, e este microplanejamento permite direcionar estratégias específicas para os fatores determinantes que impactam as coberturas vacinais, levando em consideração as características próprias de cada região e município”, afirmou o Dr. Juarez Cunha, pediatra da SPRS.

A primeira metade de 2023 testemunhou a antecipação da multivacinação em alguns estados da Região Norte do país, visando conter doenças que haviam sido erradicadas, mas cujas taxas de cobertura vacinal estavam em declínio. O risco de reintrodução de doenças como a poliomielite também motivou essa ação, especialmente após a notificação de casos no Peru.

“Enfrentamos um risco substancial devido às baixas taxas de cobertura vacinal. Embora tenhamos feito progressos, ainda não recuperamos plenamente o certificado de eliminação de certas doenças controladas. A ascensão recente de casos de meningite em nosso estado demonstra o quanto a imunização é crucial. Dispomos de vacinas seguras e eficazes, acessíveis gratuitamente, especialmente para as crianças, que são mais vulneráveis a doenças infecciosas. Portanto, é fundamental incentivar e priorizar a vacinação, garantindo a proteção da população mais jovem”, acrescenta Juarez.

Com a abertura da etapa nacional da Campanha de Multivacinação, todas as vacinas previstas no calendário para crianças e adolescentes estarão disponíveis nos locais e horários definidos por cada município. No Rio Grande do Sul, a campanha terá continuidade até o dia 26 de agosto. O Dia D da Multivacinação está marcado para 19 de agosto.
 

Redação: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação MS.

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br