Notícias
SPRS alerta para risco do retorno da paralisia infantil


A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite segue até o dia 9 de setembro para crianças menores de cinco anos, assim como a multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. De acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, nenhuma das seis vacinas previstas até o primeiro ano de idade teve o índice alcançado da meta de vacinação de pelo menos 95% do público da idade preconizada.

"A poliomielite, doença que causa a paralisia infantil pode voltar ao nosso país. Como a doença não é vista desde a década de 80, muitos pais têm deixado de levar seus filhos para a vacinação. Por conta disse muitas crianças correm risco de serem infectadas. Um terço praticamente não recebeu o esquema recomendado de três doses no primeiro ano de vida. A saúde das crianças depende disso. A vacina é gratuita e está disponível nos postos de saúde”, alertou o médico e membro do Comitê de Infectologia da SPRS, Juarez Cunha.

A estatística reforça ainda um cenário que foi preocupante por conta da pandemia, em 2020, 2021 e mesmo hoje, em 2022, as coberturas estão ainda menores que em 2019, nunca atingindo a meta de 95%.

São três doses no 1o ano de vida e dois reforços aos 15 meses e aos 4 anos de idade. Crianças que não tenham recebido três doses de VIP não podem receber a VOP.
 

A ameaça em números

- Dois países são endêmicos: Paquistão e Afeganistão.

- 33 países estão com surtos: na região do Mediterrâneo Oriental, na África e na Europa (incluindo Ucrânia e Israel).

- 4 países são considerados de muito alto risco: Haiti, Peru, República Dominicana e Venezuela.

- 6 países são de alto risco: Argentina, Bolívia, Brasil, Equador, Panamá e Paraguai.


O que fazer?

Procure o posto de saúde mais próximo da sua casa. Nos postos as vacinas que protegem da paralisia infantil são gratuitas e estão disponíveis para crianças menores de cinco anos, durante o ano todo.

 

Redação: Marcelo Matusiak
Colaboração: Sociedade Brasileira de Imunizações

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br