Cursos
Curso de Transporte de Recém-Nascido de Alto Risco

Previsão para próxima edição:
Local:

Maiores informações e inscrições na Secretaria da SPRS, pelos fones (51) 3328.4062 e 3328.6337, ou pelo e-mail secretaria@sprs.com.br.

 

A Sociedade de Pediatria do RS está disponibilizando um novo curso promovido pelo Programa de Reanimação Neonatal da SBP: Transporte do Recém-Nascido de Alto Risco. O curso tem como objetivo capacitar profissionais de saúde a realizar o transporte inter e intra-hospitalar de recém-nascidos de alto risco de modo eficiente e seguro.

Como objetivos específicos, destacam-se:

• reconhecer as principais indicações do transporte neonatal;

• conhecer a infraestrutura mínima necessária para o transporte seguro do recém-nascido entre diferentes instituições e entre diferentes unidades do mesmo hospital;

• realizar a estabilização clínica do paciente antes do início do transporte;

• efetuar o transporte propriamente dito de neonatos criticamente doentes ou não;

• habilitar o profissional na prevenção, reconhecimento e intervenções terapêuticas das possíveis intercorrências durante o deslocamentodo paciente;

• promover a chegada do neonato clinicamente estável à unidade de destino.

O curso é destinado a médicos pediatras, neonatologistas e outros profissionais de saúde de nível superior que auxiliam o transporte neonatal, desde que previamente habilitados no Curso de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria, de acordo com as condutas atualizadas a cada 5 anos (a mais recente realizada em 2011).
O curso é presencial e consta de uma aula teórica e quatro práticas, com pré e pós-testes, versando sobre os requisitos básicos e os problemas mais frequentes relacionados ao transporte neonatal.

Para efetuar o treinamento, é obrigatória a todos os participantes a leitura prévia do livro “Transporte do recém-nascido de alto risco: diretrizes da SBP”.

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br